A importância de continuar falando Português nos Estados Unidos
Muitos são os motivos que levam as pessoas a deixarem o Brasil e mudarem para os Estados Unidos. A grande maioria sem dúvida, opta pela mudança por motivos econômicos e sociais e vão tentar recomeçar suas vidas em busca de mais oportunidades em terras estrangeiras.
A violência também tem praticamente obrigado famílias financeiramente bem estruturadas, a deixarem suas familiares, trabalho e amigos, e partirem a procura de mais segurança e paz no cotidiano. Outros, conseguem uma oportunidade de estudar ou praticar esporte, atraídos por bolsas de estudos e vagas para treinar ou jogar por equipes esportivas, tendo a oportunidade de desfrutar de melhores estruturas, que certamente irão melhorar seus desempenhos como atleta.
LEIA TAMBÉM: Como é o atendimento médico nos Estados Unidos
Os motivos são variados, algumas pessoas levam na bagagem apenas as lembranças ruins do que deixam pra trás. E isso acaba, sem ninguém perceber, virando um problema para o futuro da família. Muitos brasileiros(as) que mudam para os Estados Unidos, se casam com um(a) americano(a) e tem filhos. Baseados na magoa do que trouxeram do Brasil, abandonam o português e não ensinam a própria língua aos filhos nascidos desse relacionamento. Uma família que muda, fugindo da violência ou em busca de alguma oportunidade profissional, também magoados, acabam deixando os filhos pequenos perderem o português, pois simplesmente param de falar a língua entre si e dentro de casa.
Muitos outros simplesmente optam por não falar português dentro de casa, pois acham que assim todos aprenderão a nova língua mais rápido, mas as consequências acabam sendo as mesmas.
LEIA TAMBÉM: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos
O Português não é apenas a língua que se fala no Brasil, é uma língua difícil e complexa, que quando praticada, ajuda crianças e adultos a ficarem mais inteligentes, pois é cientificamente comprovado, que quem fala uma segunda língua, exercita o cérebro muito mais do que quem fala apenas uma. Aprender um segundo idioma tem sobre o cérebro o mesmo tipo de efeito que fazer musculação exerce sobre os músculos. E o impacto do aprendizado é muito maior na infância, quando o cérebro ainda está em desenvolvimento.
Fora isso, o fato de se falar uma segunda língua, vai abrir muitas portas em um futuro profissional. O Brasil pode estar em uma profunda crise, mas ainda assim é um grande mercado produtor e consumidor, carecendo sempre de uma forte demanda de mão de obra especializada.
Conclusão, nada justifica que brasileiros não pratiquem o português quando moram nos Estados Unidos. As crianças sempre aprendem o inglês naturalmente sem perceber. Falar outra língua dentro de casa pode até acelerar o aprendizado do inglês, mas a perda do português é irreparável.
E você, o que acha?
Por RALF FURTADO
VIDA EUA: Como viajar dentro dos Estados Unidos
VIDA EUA: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos